fbpx

As disciplinas que os alunos mais erram no CFC

As disciplinas que os alunos mais erram no CFC

Em outubro deste ano acontece mais uma edição do Exame de Suficiência do CFC. Trata-se da edição 2019.2 do certame. Uma preocupação comum entre os examinandos é sobre quais disciplinas devem receber atenção especial durante os estudos. Uma boa dica é direcionar o tempo de estudo e assim conseguir ter um melhor aproveitamento. Ao fazer isso, você poderá conseguir obter a tão sonhada aprovação no Exame de Suficiência do CFC.

CFC de Boa.

Disciplinas importantes para o CFC

Para facilitar a sua vida, pesquisamos as edições anteriores do exame de suficiência do CFC. Destacamos as sete disciplinas que os candidatos mais erraram para que você possa dar um maior foco nessas matérias e ficar mais preparado.

Confira as disciplinas abaixo:

1. Princípios e Normas

Ao longo das edições já ocorridas do Exame de Suficiência do CFC, 60,31% das questões de Princípios e Normas foram erradas pelos candidatos. A disciplina, que geralmente é cobrada em 3 ou 4 questões por exame, o que significa 16% do que você precisa para obter a aprovação, aborda temáticas relacionadas aos Pronunciamentos Contábeis, os CPC’s. Tenha sempre atenção com as alterações que os Pronunciamentos Contábeis sofrem, uma vez que as mesmas podem ser cobradas na sua prova.

2. Contabilidade de Custos

Esta disciplina é uma das que mais acarretam erros ao longo das edições do Exame de Suficiência do CFC. E quase ficou em primeiro lugar. Afinal, 59,26% das questões da tão temida Contabilidade de Custos foram erradas nas provas do exame.

3. Contabilidade Geral

Contabilidade Geral é a disciplina mais cobrada no Exame de Suficiência do CFC em todas as edições. Nas últimas edições, essa disciplina era cobrada em 20 questões da prova, em média, o que representa 80% do que você precisa acertar para obter a aprovação no CFC. Fazer uma boa prova de Contabilidade Geral no Exame de Suficiência faz toda a diferença e é quase a garantia de ser aprovado no CFC. Entretanto, 59,18% das questões da disciplina não foram resolvidas corretamente pelos candidatos.

4. Contabilidade Gerencial

Apesar de ser cobrada em menor proporção, com uma média de duas questões por Exame, Contabilidade Gerencial é a quarta disciplina que apresenta mais erros nas questões do Exame de Suficiência do CFC. Um índice de 58,79%. Disciplina intimamente relacionada com Contabilidade de Custos, as questões abordadas tratam de temas como margem de contribuição, margem de segurança e ponto de equilíbrio.

5. Matemática Financeira e Estatística

Matemática Financeira e Estatística, disciplinas que aparecem, em média, em 02 questões do Exame de Suficiência do CFC, também aparecem na lista com maior incidência de erros ao longo das edições do Exame. Isso quer dizer que aproximadamente 58,32% dos alunos de contabilidade que fazem a prova do CFC costumam errar.

6. Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Esta é outra disciplina geralmente muito temida pelos estudantes de Contabilidade. Por apresentar conceitos e formas de contabilização bastante diferentes da Contabilidade Societária, acaba confundindo a cabeça dos contadores e, por essa questão, está entre uma das disciplinas que os candidatos mais erram no Exame de Suficiência do CFC, com índice de 57,42%.

7. Teoria da Contabilidade

Em sétimo lugar de nosso ranking, mas não menos importante, encontra-se a disciplina Teoria da Contabilidade. 56,41% das questões da disciplina não são acertadas pelos candidatos no Exame de Suficiência do CFC. A disciplina aparece em 03 questões por exame e aborda temas relacionados aos princípios contábeis, mensuração de ativos, mensuração de passivos e características da informação contábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *